Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62835

Comparte esta pagina

Título : Radioquiz: proposta de um jogo didático para a abordagem da Radioatividade no Ensino Médio.
Autor : CUNHA, Clécia de Lima
Palabras clave : Jogos didáticos; Ensino de Química; Radioatividade
Fecha de publicación : 8-abr-2025
Citación : CUNHA, Clécia de Lima. RadioQuiz: proposta de um jogo didático para a abordagem da Radioatividade no Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Em um contexto em que o ensino de Química, especialmente da Radioatividade, é conduzido de maneira tradicional, com aulas expositivas, demonstrações teóricas e resolução de exercícios, os jogos didáticos podem surgir como uma alternativa para potencializar o aprendizado dos alunos, tornando o processo mais interativo e dinâmico. Diante disso, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e validação do jogo didático “RadioQuiz”, analisando as contribuições de um maior interesse e engajamento promovido pelo jogo na construção do conhecimento sobre Radioatividade em estudantes do Ensino Médio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e aplicada, sendo estruturada a partir da criação do jogo fundamentado em referenciais teóricos sobre jogos educativos. Para garantir sua adequação ao contexto educacional e validar sua eficácia, foram adotados os critérios de avaliação de jogos didáticos: Jogabilidade, Interação entre os jogadores, Dimensão de aprendizagem, Aplicação, Desafio, Limitação de espaço tempo. O “RadioQuiz” foi desenvolvido como uma alternativa para os desafios enfrentados no ensino da Radioatividade, utilizando um sistema de perguntas e respostas combinado com cartas, estimulando a participação ativa dos alunos. Os resultados da validação evidenciaram as potencialidades do jogo tanto em parâmetros lúdicos quanto educativos, demonstrando que ele pode contribuir para minimizar lacunas deixadas pelo uso de abordagens de ensino exclusivamente expositivas, promovendo maior assimilação dos conceitos e se consolidando como um recurso pedagógico complementar para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Radioatividade no Ensino Médio.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62835
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Clécia de Lima Cunha.pdf1,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons